quarta-feira, 11 de maio de 2011

SERÁ QUE HOJE É DIFERENTE?

A função da escola na ditadura militar

A arbitrariedade do governo era tamanha como descreve Piletti (1997), quanto à relação Escola-Estado:

“Os avanços populares também foram contidos na área da educação. Numerosas escolas foram invadidas pela polícia, muitos professores e estudantes foram presos e exilados e todas as escolas passaram a ser observadas por agentes dos órgãos de informação do governo, sob o controle do Serviço Nacional de Informações (SNI)”. (PILETTI, 1997, p.201)



Portanto o governo utilizava a escola para doutrinar crianças, jovens e adultos os castigando severamente alguém que se propusesse a intervir aos seus comandos e interesses. Neste momento à escola passou a seguir normas, no mesmo compasso os professores aderiram ao modelo pelo qual eram tratados resultando num educador que passou a assumir a postura de ditador em sala de aula, silenciando e doutrinando alunos os tormando possíveis seguidores, como máquinas que apenas obedecem e servem aos seus comandos, um depósito de conhecimento.

Ainda que os professores também tenham sido silenciados, de tal modo que obscureceu nossa vida cultural, silenciando os intelectuais e artistas em consequência intimidando professores e alunos. Piletti (1997), ao questionar a função da educação e da escola no Regime Militar afirma que:

“A partir de 1964, a educação brasileira, da mesma forma que os outros setores da vida nacional, passou a ser vítima do autoritarismo que se instalou no país. Reformas foram efetuadas em todos os níveis de ensino, impostas de cima para baixo, sem a participação dos maiores interessados – alunos, professores e outros setores da sociedade. Os resultados são os que vemos em quase todas as nossas escolas: elevados índices de repetência e evasão escolar, escolas com deficiência de recursos materiais e humanos, professores pessimamente remunerados e sem motivação para trabalhar, elevadas taxas de analfabetismo.” ( PILETTI,1997, p.114)


Talvez daí tenha se iniciado o grande problema que temos hoje com a educação, o que presenciamos hoje nas escolas públicas e justamente o que Piletti descreve como fracasso escolar, alto nível de repetência e um grande descompromisso de alguns educadores com uma educação de maior e melhor qualidade. As mudanças ocorridas na educação principalmente as relações que ocorreram no âmbito da escola pública a partir do aparato criado pelos militares com a finalidade de conter as manifestações contrárias ao regime e manter-se sem maiores resistências no poder, agravaram significativamente a situação da escola pública nos dias de hoje.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/39013/1/A-funcao-da-escola-na-ditadura-militar-/pagina1.html#ixzz1M4LceYXC

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2 comentários:

Unknown disse...

escola podre, só tem professores e diretores mal educados q dizem q os alunos não prestam mas quem não presta são eles estudo nessa escola só por estudar mas em breve eu saio dessa escola

Helia Varão disse...

Werta, vc deve está decepcionada com alguem, vc generaliza quado fala de todos, procure que deve ter alguem diferente nesta escola. É importante fazer uma auto-avaliação antes de se manifestae dessa forma. Pense nisso.

Hélia