ESTADO DO MARANHÃO
CENTRO EDUCACIONAL PEDRO FERREIRA DE ALENCAR
IX GINCANA CULTURAL DO FERREIRINHA 2010
MARIA ZELIA DA SILVA DOS ANJOS
HÉLIA VARÃO DA SILVA
TEMA: CONHECENDO NOSSO ESTADO: O MARANHÃO
Imperatriz
2010
MARIA ZELIA DA SILVA DOS ANJOS
HÉLIA VARÃO DA SILVA
TEMA: CONHECENDO NOSSO ESTADO: O MARANHÃO
O projeto “Conhecendo Nosso Estado: Maranhão”, apresentado o C.E Pedro Ferreira de Alencar para ser desenvolvido pelos alunos sob a orientação dos professores e demais funcionário.
Imperatriz
2010
Identificação
Tema
Conheceno Nosso Estado: MaranhãO
Escola
C.E. Pedro Ferreira de Alencar – Avenida JK, Boca da Mata
Gestora
Maria Zelia da Silva dos Anjos
Elaboradora
Hélia Varão da Silva.
Introdução
O presente projeto “Conhecendo Nosso Estado: “Maranhão” tem a finalidade de ampliar os conhecimentos dos alunos em relação ao Estado do Maranhão bem como a cultura a economia e outros. E também tem o intuito de valorizar o ambiente escolar colaborando com a climatização de uma sala para beneficiar o próprio aluno.
O projeto interdisciplinar surgiu da necessidade de se conhecer melhor o território maranhense de forma atrativa para os alunos. Apesar de o tema ser abrangente e não ter condições de se fazer um estudo minucioso do assunto procuraremos focalizar os aspectos mais importantes desse tema, para o momento e serão explorados na X Gincana Cultural Ferreirinha 2010, e dessa forma completar com as metas principais da gincana: a) envolver 90% do alunado na gincana; b) arrecadar C$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) para aquisição de central ar; c) a socialização da gincana com o envolvimento de toda a comunidade escolar, contemplando os conhecimentos estudados durante o desenvolvimento desse projeto. Pensando em tudo isso, elaboramos esse projeto para facilitar o entendimento dos objetivos propostos nesse trabalho pedagógico e cultural. Desta forma o CE PEDRO FERREIRA DE ALENCAR trabalha com o tema Conhecendo Nosso Estado: “Maranhão”, junto com toda a equipe docente e discente desta instituição escolar.
Objetivos
Objetivo geral
Promover, a integração e entretenimento proporcionados de forma descontraída e socializada de aquisição de conhecimento oriundos do Estado do Maranhão. Incluindo interesse financeiro com o intuito de climatizar uma sala de aula
Objetivos específicos
• Realizar uma gincana escolar, mostrando o Estado do Maranhão como foco de conhecimento para esse trabalho;
• Envolver toda a comunidade escolar no evento de forma interessante e socialmente;
• Trabalhar a coletividade tanto dos alunos quanto dos professores da escola de forma direcionada e planejada;
• Despertar as potencialidades dos alunos destacando alunos atores de sua própria história.
Publico alvo
Toda a comunidade escolar sob orientação dos organizadores da X Gincana Cultural 2010
Midias a serem utilizadas
Depende do planejamento do professor. A escola dispõe das seguinte midias:
Revistas
Livros
Panfletos informativos
Mapas
Aparelho de DVD
Kit de DVDs
Laboratório de Informática
Internet
Câmera digital
Data show
Pendrive
Retro projetor
Microssisten
Televisão
Microfone
Caixa de amplificador
Impressora
Metodologia
O projeto será realizado através da X Gincana Cultural do Ferreirinha 2010, e envolverá todos os professores, onde cada professor ficará como líder de uma turma para orientação e apoio aos alunos nas atividades da gincana.
Esse projeto é interdisciplinar, uma vez se tratando do conhecimento sobre o Estado do Maranhão, as atividades serão desenvolvidas por disciplina e conteúdos adequados ao tema do projeto. Assuntos a serem desenvolvidos pelo tema Conhecendo Nosso Estado: História, Geografia, Economia, Demografia, Infra-estrutura, Cultura e Órgãos maranhenses. Envolvimento dos assuntos por área de conhecimento:
Historia - Historia do Maranhão (Inicio da colonização, Revolta de Beckman, Marques de Pombal, Adesão do Maranhão a Independencia do Brasil e a Balaiada).
Geografia, Biologia e Química – Riquezas Naturais, Turismo e Divisão Politica.
Matemática e Física – Economia (como a Matemática está em toda parte o professor escolhe o assunto dentro da Economia a ser contextualizado), quanto a Física é amiguinha da Matemática caminharão juntas.
Artes – Cultura, Artesanato e Culinária
Filosofia e Ética – Símbolos Cívicos
Sociologia – Política
Língua Portuguesa – Literatura (Autores Maranhenses, Panorama do Retrato Lingüístico etc.).
Cronograma
O projeto está sendo desenvolvido de acordo com o regulamento da Gincana e o evento acontecerá na escola C.E. Pedro Ferreira de Alencar nos dias 3 e 4/12/10.
Recursos
Humanos – envolvimentos de toda a comunidade escolar destacando alunos e professores
Materiais – TNT, tinta guache, cachos de coco babaçu, cetim de ceda, papel chamex, caneta hidrocor, EVA, compensado, cabo de vassoura de madeira, fitas crepe, cetim transparente.
Financeiro - Escola e alunos arcarão com despesas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados através de participação na gincana, também respeitando a avaliação do professor por disciplina.
Referências
Nascimento, Maria Nadir Geografia do Maranhão/Maria Nadir Nascimento.
São Paulo: FTD, 2001.
http:www.achetutoeregião.com.br/ma/historia.htl
Entrega de um dos premios da gincana.
Um comentário:
boa noite sou ex aluno e vizinho não deu para apreciar essa gincana cultural mais sei que cada anos fica melhor da uma olhada do meu blog..http://vaguinhoitz.blogspot.com/
Postar um comentário