terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PROJETO: A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA



C.E. PEDRO FERREIRA DE ALENCAR
PLANEJAMEJAMENTO 2009 1º BIMESTRE
Professora: Hélia Varão da Silva
Disciplina: Ciências Naturais.

PROJETO: MEIO AMBIENTE
A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA
.
IMPERATRIZ-MA
2009

APRESENTAÇÃO

O projeto, titulado A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura e preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, ciclos, sua importância para a vida e para a historia dos povos.
JUSTIFICATIVA
A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres.
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.
O que se propõe aqui é que tenhamos uma visão ampla que envolva inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar a toda comunidade escolar uma grande diversidade de experiências, como a participação ativa, para que possamos ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados a sua proteção e conservação.

OBJETIVOS:
• Conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água.
• Conscientizar-se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
• Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
• Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

METODOLOGIA
A consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, será desenvolvida por temas distribuídos por disciplina, conforme especificação abaixo, com o acompanhamento de um professor, respeitando o ritmo de cada pessoa, com uma linguagem acessível e simples.
1. Passeio sobre as margens do Riacho Capivara.
2. Máquinas movidas à água e sua importância.
3. Evitar o desperdício da água.
4. Visita à estação de tratamento de água.
5. Estudo sobre “sociedades sustentáveis” no aspecto referente à preservação da água.
6. Elaboração de um jornal ecológico.
7. Estudo de problemas relacionados à água em outros paises.
8. Campanha de coleta e seleção de lixo na escola.

LOCALIZAÇÃO FÍSICA
O planejamento, desenvolvimento e culminância do projeto acontecerão na Escola Estadual, “CENTRO DE ENSINO PEDRO FERREIRA DE ALENCAR”, no turno matutino. Localizada à Avenida JK no bairro Santa Rita, cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão.

ATIVIDADES, TAREFAS E TÉCNICAS.
Os professores e a direção da escola, sob a orientação do(a) coordenador(a) do projeto A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA, apoiarão os alunos na busca do conhecimento de como ajudar o planeta água a ser preservado dos males causados pelo lixo e as atitudes preventivas á esse bem tão precioso que a água; distribuirão temas para pesquisa e/ou debates que se enquadre com o tema do projeto e os objetivos do grupo, através da interdisciplinaridade.

CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido num período de um bimestre, tendo início no dia 02/02/2009 e culminando com a exposição dos resultados das pesquisas e palestras, no dia 16/04/09 enfatizando a data comemorativa de 22/03 como Dia Mundial da Água.

ETAPAS PREVISTAS:

1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Os professores poderão distribuir os trabalhos de pesquisas;

2ª Etapa: trabalhar em sala de aula o material pesquisado sobre o tema proposto pelo projeto conforme disciplina e professor responsável.

3ª Etapa: cada equipe poderá confeccionar seu material trabalhado de acordo com a metodologia do professor responsável;

4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;

5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;

6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;

7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;

8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

7 – Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
MATERIAL
• Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, inclusive pesquisas diversas como em revistas, jornais, livros, Internet. Passeio entrevista com pessoas da família e da sociedade, cola tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas.
HUMANO
• Todo corpo docente e discente, famílias, sociedade vizinha à escola.
FINANCEIROS
• O Estado do Maranhão, através da direção da escola; os alunos; e patrocinadores.

CONCLUSÃO

Espera-se que ao término do projeto todos os envolvidos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

BIBLIOGRAFIA
Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
ANTUNES, Celso. O Ar e o Tempo, São Paulo: Scipione, 1995.
ANTUNES, Celso. Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. São Paulo. Scipione, 1994.

LIXO EM RIACHOS CAUSA TRANSTORNOS




IMPERATRIZ - A falta de consciência ambiental ajuda a agravar a situação dos alagamentos em Imperatriz. O lixo depositado nos riachos que cortam a cidade dificulta o curso das águas.

O riacho Cacau é um dos quatro riachos que cortam a cidade. No período chuvoso, a maioria deles transborda, alagando casas e parte dos bairros, o que põe em risco muitas moradias. Entre os prejuízos com o alagamento, muros e calçadas nem sempre resistem à força das águas. Ainda no início do ano, a Secretaria de Infraestrutura fez uma limpeza nos pontos mais críticos. A limpeza é fundamental para o escoamento da água, mas não resolve o problema da enchente.

O lixo jogado nos riachos fica acumulado nas manilhas, o que impede o curso dos riachos. Ainda falta a consciência dos moradores em preservar o local limpo.

3 comentários:

kIkIM disse...

professora estou avaliando seu blog m+ por enquanto esta bom!!!

Danilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kellycristinabone@hotmail.com disse...

pois e prof seu blog arrazor todos os dias vou entrar
ass:kelly
bjoooooos