domingo, 20 de setembro de 2009

DIA DA ÁRVORE

No Brasil o “Dia da Árvore” é comemorado a 21 de Setembro e é um dia muito importante. Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o “Dia da Árvore” festeja-se no dia 21 de Março.

No Brasil inicia-se a Primavera em 22 de Setembro, uma estação onde as flores nascem e onde a natureza recupera a vida. A data simboliza o recomeço de um novo ciclo para o meio ambiente, e a altura ideal para reforçarmos nossos apelos pela preservação do planeta e da natureza em geral.

A data no Brasil é ‘móvel’ em alguns estados, devendo-se portanto observar este item com atenção no calendário de datas comemorativas.

Devemos aproveitar esta o Dia da Árvore para ensinar nossos filhos o amor pela natureza, pelas plantas, pelo verde e porque não também pelos animais. Com a aproximação desta data podemos abordar este tema de uma forma natural, executar actividades como: desenhos para colorir, artes manuais que incluam o tema ‘árvore’, e a melhor de todas as actividades….Plantar uma árvore!

Eu quando pequena plantei diversas árvores e lembro deste feito com muito carinho e saudades. Plantar uma árvore irá marcar positivamente a vida do seu filho para sempre. Quando ele estiver adulto vai se lembrar de que um dia você e ele plantaram juntos uma árvore, se você tiver quintal em casa que comporte uma árvore melhor ainda. Vocês vão poder cuidar do crescimento da árvore juntos e aprender muito com isso.

Imagine quando ele estiver mais crescido e olhar uma bela e frondosa árvore no jardim de sua casa e lembrar-se: ‘Eu e minha mãe plantamos juntos esta árvore!’. Será uma recordação gratificante, e sem dúvida ele terá aprendido a amar a natureza e a preserva-la.

Pense nisso!