segunda-feira, 25 de maio de 2009

AGENDA 21 NA ESCOLA



O que é a Agenda 21?

É uma agenda de compromissos e ações sustentáveis para o Século XXI. Ela foi assinada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, conhecida como Rio-92. Na Agenda 21 estão definidos os compromissos que 179 países assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável.

Desde 2002, o nosso país tem a Agenda 21 Brasileira, feita com a participação de cerca de 40 mil pessoas. A Agenda 21 tem como referência a Carta da Terra, um documento internacional que trata de como cuidar do nosso Planeta.

O que é a COM-VIDA?

A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Com-vida - é uma nova forma de organização na escola, que junta a ideia dos jovens da I Conferência de criar "conselhos de meio ambiente nas escolas", com os Círculos de Aprendizagem e Cultura. Estudantes são os principais articuladores da Com-vida, podendo ser:

. O delegado ou delegada eleitos na Conferência de Meio Ambiente na escola;

. Grupos de estudantes que já realizam ações na área;

. Grêmio estudantil preocupado com o tema.

Pensando bem, Com-vidas podem ocorrer também em outros espaços e juntando gente de empresas, organizações da comunidade, Associações (de bairro, de moradores), em Organizações Não-Governamentais (ONGs), igrejas, Comitês de Bacias Hidrográficas etc.

O mais importante é que a ideia da Com-vida seja implementada por gente interessada pelos temas ligados à melhoria da qualidade de vida a partir do meio ambiente conservado e recuperado. Esse processo deve ser iniciado na escola, a partir da iniciativa dos estudantes, sempre contando com o apoio dos professores, ampliando pouco a pouco para toda a escola e comunidade.

O principal papel da Com-vida é realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuiNDO assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

Os grandes objetivos da Com-vida na escola são:

. Desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental na escola de forma permanente;

. Ajudar a cuidar do Brasil, assumindo como orientação a Carta das Responsabilidades "Vamos Cuidar do Brasil";

. Fazer a Agenda 21 na Escola.

Quem participa da COM-VIDA?

A Com-vida faz parte da comunidade escolar. Todas as pessoas e organizações envolvidas com o tema na escola podem participar. Além delas, a escola pode convidar outras pessoas e organizações comprometidas com o meio ambiente. A melhor forma de participar é tomar a iniciativa e reunir pessoas em torno desse movimento por um mundo melhor.

De uma forma geral, participam da Com-vida na escola: estudantes, professores, funcionários (como por exemplo, as merendeiras, vigilantes, pessoal da limpeza, secretárias etc.), pessoas da comunidade, como pais, mães, avós, vizinhos...

Como formar a COM-VIDA na escola?

A Com-vida começa reunindo quem participou da Conferência de Meio Ambiente na Escola, de projetos e ações a partir do meio ambiente na escola e outras pessoas que se interessam pelo tema. Vale também convidar organizações já existentes na escola, como Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres e Conselho Escolar para verificar se existem outras ações acontecendo e unir forças para as próximas.

CONSTRUINDO A AGENDA 21 NA ESCOLA

Para compreender a Agenda 21

A Agenda 21 Global é um programa de ação que 179 países assumiram para cuidar do planeta. Ela tem 40 capítulos que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos desertos; propõe estabelecer uma nova relação entre países ricos e pobres.

Na Agenda 21, como em qualquer agenda, estão marcados os compromissos da humanidade com o Século XXI, para garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando o ser humano e o seu ambiente.

Além desse compromisso global, os países participantes da Conferência Rio-92 decidiram criar Agendas 21 nacionais e propor que todos os municípios, bairros e comunidades realizassem Agendas 21 Locais.

Agenda 21 Brasileira

Depois da Rio-92 cada país teve como tarefa elaborar a sua Agenda 21. No Brasil este processo começou com a criação, em 1997, da Comissão de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasileira - CPDS. A comissão, seguindo as orientações da Agenda 21 Global, envolveu 40 mil pessoas no país todo e concluiu a Agenda 21 Brasileira em 2002. Ela tem 21 objetivos que buscam tornar o nosso país um exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social.

Agenda 21 Local

Qualquer grupo ou comunidade pode organizar a sua própria Agenda 21 local para desenvolver um processo de planejamento local, sempre em parceria entre o governo e sociedade.

Na Agenda 21 local são sempre bem-vindos pessoas e grupos que queiram cooperar, discutindo, reformando e propondo ações que transformem a realidade atual naquela desejada por todos.

Agenda 21 na Escola

No nosso caso, a Agenda 21 é um instrumento para a Com-vida planejar suas atividades, fazer projetos coletivos que possam realmente transformar a realidade, aumentar seu diálogo com a comunidade de seu município, e se ligar em uma proposta de Agenda global.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

PROJETO COM-VIDA



COM VIDA

A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida é uma organização que se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores, comunidade, para contribuir com um dia-a-dia democrático, animado e saudável na escola.
Em parceria com outras organizações, tem o objetivo de trazer a EDUCAÇÃO AMBIENTAL para todas as disciplinas, avançando na construção de COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS.



COFERENCIA DO MEIO AMBIENTE - DELEGADO LUIS HENRIQUE

domingo, 10 de maio de 2009

MÃE

Poesias

Temas: MÃE

Palavra Mãe não dá rima

Certa vez um poeta disse: “Palavra mãe não dá rima”,
Mas veja quanta beleza, a poesia nos ensina:
Mãe rima com ternura, que brota do fundo da alma.
Sua voz tão doce e pura, meus devaneios acalma.

Mãe rima com vida,vida que sai das entranhas,
Nela vejo resumida,a mais bela de todas façanhas.
Mãe rima com alegria, alegria que gozo produz,
E faz sair da agonia, o filho que leva sua cruz.

Mãe rima com flores, no jardim da existência,
Exalando seus olores, tão puros por excelência.
Mãe rima com vitória,que vem seguida da luta,
Trazendo consigo a glória de quem luta resoluta.

Mãe rima com esperança, esperança que fascina,
Inspira no filho confiança e seus passos ilumina.
Mãe rima com carinho, carinho, fé, segurança,
Que faz seguir no caminho o filho que nela descansa.

Mãe rima com brilho, brilho, calor e doçura,
Luz que irradia no filho, raios de cores tão puras.
Mãe rima com sonho, sonho de uma vida ditosa,
Moldada na face risonha, dessa mulher venturosa.

Mãe rima com lapidação, lapidação de diamante
O qual por todos os prismas, empresta seu brilho radiante
Mãe também rima com rosa a rainha de todos jardins

Tu és a mulher mais formosa: RAINHA TU ÉS PARA MIM!


de Natanael Santos
Silver Spring, Maryland - USA

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Parabéns Mamãe


Parabéns Mamãe




No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:

- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?
E o Senhor Deus respondeu-lhe:
- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.

O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
- Seis pares de mãos Senhor? - Parece impossível !?!

Mas o problema não é esse, falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?
O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
- E tem isso no modelo padrão?

O Senhor Deus assentiu:
- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.

E o anjo mais uma vez comenta-lhe:
- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.

Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
- É muito delicada Senhor!

Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:
- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!

O anjo, analisando melhor a criação, observa:
- Há um vazamento ali Senhor...
- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
- Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.
- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim...