terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
PROJETO: A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA
C.E. PEDRO FERREIRA DE ALENCAR
PLANEJAMEJAMENTO 2009 1º BIMESTRE
Professora: Hélia Varão da Silva
Disciplina: Ciências Naturais.
PROJETO: MEIO AMBIENTE
A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA
.
IMPERATRIZ-MA
2009
APRESENTAÇÃO
O projeto, titulado A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura e preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, ciclos, sua importância para a vida e para a historia dos povos.
JUSTIFICATIVA
A água é o constituinte mais característico da terra. Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza. De fato, o futuro da espécie humana e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres.
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea). Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.
O que se propõe aqui é que tenhamos uma visão ampla que envolva inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar a toda comunidade escolar uma grande diversidade de experiências, como a participação ativa, para que possamos ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados a sua proteção e conservação.
OBJETIVOS:
• Conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água.
• Conscientizar-se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
• Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
• Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
METODOLOGIA
A consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, será desenvolvida por temas distribuídos por disciplina, conforme especificação abaixo, com o acompanhamento de um professor, respeitando o ritmo de cada pessoa, com uma linguagem acessível e simples.
1. Passeio sobre as margens do Riacho Capivara.
2. Máquinas movidas à água e sua importância.
3. Evitar o desperdício da água.
4. Visita à estação de tratamento de água.
5. Estudo sobre “sociedades sustentáveis” no aspecto referente à preservação da água.
6. Elaboração de um jornal ecológico.
7. Estudo de problemas relacionados à água em outros paises.
8. Campanha de coleta e seleção de lixo na escola.
LOCALIZAÇÃO FÍSICA
O planejamento, desenvolvimento e culminância do projeto acontecerão na Escola Estadual, “CENTRO DE ENSINO PEDRO FERREIRA DE ALENCAR”, no turno matutino. Localizada à Avenida JK no bairro Santa Rita, cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão.
ATIVIDADES, TAREFAS E TÉCNICAS.
Os professores e a direção da escola, sob a orientação do(a) coordenador(a) do projeto A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA, apoiarão os alunos na busca do conhecimento de como ajudar o planeta água a ser preservado dos males causados pelo lixo e as atitudes preventivas á esse bem tão precioso que a água; distribuirão temas para pesquisa e/ou debates que se enquadre com o tema do projeto e os objetivos do grupo, através da interdisciplinaridade.
CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido num período de um bimestre, tendo início no dia 02/02/2009 e culminando com a exposição dos resultados das pesquisas e palestras, no dia 16/04/09 enfatizando a data comemorativa de 22/03 como Dia Mundial da Água.
ETAPAS PREVISTAS:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Os professores poderão distribuir os trabalhos de pesquisas;
2ª Etapa: trabalhar em sala de aula o material pesquisado sobre o tema proposto pelo projeto conforme disciplina e professor responsável.
3ª Etapa: cada equipe poderá confeccionar seu material trabalhado de acordo com a metodologia do professor responsável;
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
5ª Etapa: discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas;
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
7ª Etapa: visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;
8ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
7 – Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
MATERIAL
• Recursos didáticos: são todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, inclusive pesquisas diversas como em revistas, jornais, livros, Internet. Passeio entrevista com pessoas da família e da sociedade, cola tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas.
HUMANO
• Todo corpo docente e discente, famílias, sociedade vizinha à escola.
FINANCEIROS
• O Estado do Maranhão, através da direção da escola; os alunos; e patrocinadores.
CONCLUSÃO
Espera-se que ao término do projeto todos os envolvidos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
BIBLIOGRAFIA
Dia-a-dia do Professor, vol. 2 – Gerusa Rodrigues Pinto e Francês Rodrigues Pinto,
Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde,
Projetos Pedagógicos 3º Milênio – Miriam Cristina Cazante de Carvalho.
ANTUNES, Celso. O Ar e o Tempo, São Paulo: Scipione, 1995.
ANTUNES, Celso. Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. São Paulo. Scipione, 1994.
LIXO EM RIACHOS CAUSA TRANSTORNOS
IMPERATRIZ - A falta de consciência ambiental ajuda a agravar a situação dos alagamentos em Imperatriz. O lixo depositado nos riachos que cortam a cidade dificulta o curso das águas.
O riacho Cacau é um dos quatro riachos que cortam a cidade. No período chuvoso, a maioria deles transborda, alagando casas e parte dos bairros, o que põe em risco muitas moradias. Entre os prejuízos com o alagamento, muros e calçadas nem sempre resistem à força das águas. Ainda no início do ano, a Secretaria de Infraestrutura fez uma limpeza nos pontos mais críticos. A limpeza é fundamental para o escoamento da água, mas não resolve o problema da enchente.
O lixo jogado nos riachos fica acumulado nas manilhas, o que impede o curso dos riachos. Ainda falta a consciência dos moradores em preservar o local limpo.
sábado, 14 de fevereiro de 2009
Carta Escrita no Ano 2070
Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85
Tenho sérios problemas renais, porque bebo pouca água
Creio que me resta pouco tempo
Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente.
Havia muitas árvores nos parques
As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro poraproroximadamente uma hora
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele
Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras
Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água
Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira
Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma
Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção
Pensávamos que a água jamais poderia terminar
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmentecontaminados ou esgotados
Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados
As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático
As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário
Os assaltos por um litro de água são comuns nas ruas desertas
A comida é 80% sintética
Antes, a quantidade de água indicada como ideal para se beber eram oito copos por dia, por pessoa adulta
Hoje só posso beber meio copo
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo
Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água
A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera
Tenho sérios problemas renais, porque bebo pouca água
Creio que me resta pouco tempo
Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente.
Havia muitas árvores nos parques
As casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro poraproroximadamente uma hora
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele
Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras
Agora, raspamos a cabeça para mantê-la limpa sem água
Antes, meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira
Hoje os meninos não acreditam que utilizávamos a água dessa forma
Recordo que havia muitos anúncios que diziam para CUIDAR DA ÁGUA, só que ninguém lhes dava atenção
Pensávamos que a água jamais poderia terminar
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão irreversivelmentecontaminados ou esgotados
Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados
As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático
As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam os empregados com água potável em vez de salário
Os assaltos por um litro de água são comuns nas ruas desertas
A comida é 80% sintética
Antes, a quantidade de água indicada como ideal para se beber eram oito copos por dia, por pessoa adulta
Hoje só posso beber meio copo
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo
Tivemos que voltar a usar as fossas sépticas como no século passado porque a rede de esgoto não funciona mais por falta de água
A aparência da população é horrorosa: corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera
Os cientistas investigam, mas não há solução possível
Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações
Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações
Quem não pode pagar é retirado das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar
Não são de boa qualidade, mas se pode respirar
A idade média é 35 anos
A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes
As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústrias do século XX
Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso
Falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios ebarragens, beber toda a água que quisesse
O quanto nós éramos saudáveis!
Então, sinto um nó na garganta!
Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos.
Agora, nossos filhos pagam um alto preço...
Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto......enquanto ainda era possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!
Texto publicado na revista "Crónicas de los Tiempos, de abril de 2002
Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores, o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações
Como conseqüência, há muitas crianças com insuficiências, mutações e deformações
Quem não pode pagar é retirado das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar
Não são de boa qualidade, mas se pode respirar
A idade média é 35 anos
A água tornou-se um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes
As estações do ano foram severamente transformadas pelas provas atômicas e pela poluição das indústrias do século XX
Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso
Falo da chuva e das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios ebarragens, beber toda a água que quisesse
O quanto nós éramos saudáveis!
Então, sinto um nó na garganta!
Não posso deixar de me sentir culpado porque pertenço à geração que acabou de destruir o meio ambiente, sem prestar atenção a tantos avisos.
Agora, nossos filhos pagam um alto preço...
Sinceramente, creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto......enquanto ainda era possível fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!
Texto publicado na revista "Crónicas de los Tiempos, de abril de 2002
ÁGUA! use-á com mais responsabilidade pois é bem precioso e finito
Denise BC
Denise BC
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
PLANETA ÁGUA
PLANETA ÁGUA
http://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0
ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO
E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO,
ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO
E DESÁGUA NA CORRENTE DO RIBEIRÃO;
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO;
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS
E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO,
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS
NO VÉU DAS CASCATAS,
RONCO DE TROVÃO,
E, DEPOIS, DORMEM TRANQÜILAS
NO LEITO DOS LAGOS,
ÁGUA DOS IGARAPÉS
ONDE IARA, MÃE D'ÁGUA,
É MISTERIOSA CANÇãO,
ÁGUAS QUE O SOL EVAPORA
PRO CÉU VAI EMBORA
VIRAR NUVENS DE ALGODãO,
GOTAS DE AGUADA CHUVA
ALEGRE ARCO-ÍRIS SOBRE A PLANTAÇãO,
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA,
TãO TRISTES, SãO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO,
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS QUE ENXÁGUAM O CHÃO
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA
TERRA !!! PLANETA ÁGUA !
TERRA !!! PLANETA ÁGUA !
TERRA !!! PLANETA ÁGUA !
Autor: Guilherme Arantes.
http://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0
ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO
E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO,
ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO
E DESÁGUA NA CORRENTE DO RIBEIRÃO;
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO;
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS
E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO,
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS
NO VÉU DAS CASCATAS,
RONCO DE TROVÃO,
E, DEPOIS, DORMEM TRANQÜILAS
NO LEITO DOS LAGOS,
ÁGUA DOS IGARAPÉS
ONDE IARA, MÃE D'ÁGUA,
É MISTERIOSA CANÇãO,
ÁGUAS QUE O SOL EVAPORA
PRO CÉU VAI EMBORA
VIRAR NUVENS DE ALGODãO,
GOTAS DE AGUADA CHUVA
ALEGRE ARCO-ÍRIS SOBRE A PLANTAÇãO,
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA,
TãO TRISTES, SãO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO,
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS QUE ENXÁGUAM O CHÃO
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA
TERRA !!! PLANETA ÁGUA !
TERRA !!! PLANETA ÁGUA !
TERRA !!! PLANETA ÁGUA !
Autor: Guilherme Arantes.
Marcadores:
Prof Helia
Assinar:
Postagens (Atom)